sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Secretária de Educação discute Plano de Carreira com comissão de vereadores


Depois de um processo democrático de elaboração, Plano de Carreira do Magistério é discutido com Comissão Temática da Câmara

Na última quarta-feira (24), a Secretária de Educação, Aparecida Graça Carlos, e técnicos da secretaria reuniram-se com a Comissão de Educação da Câmara Municipal. O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de educação, teve como propósito discutir o Plano de Carreira do Magistério. Participaram, além da secretária e técnicos da prefeitura, os vereadores Wanderley, Gilmara, e Professora Sônia, titulares da comissão.

A Secretária de Educação fez à comissão o retrospecto das discussões do Plano. "Depois de elaborado, o documento foi discutido pelos professores em atividade que aconteceu em agosto, e nas escolas. O resultado dessas discussões foi sistematizado pela comissão responsável, e, na medida do possível, acrescentado à minuta do Plano de Carreira. Também fizemos discussões com as entidades de classe, como a APEOESP e SINDFUSM, e agora estamos na etapa final", ressaltou.

Katsue Hamada e Zenun, Diretora Técnica Pedagógica, fez um diagnóstico da situação encontrada, e falou sobre as dificuldades de elaboração do Plano. "Encontramos a rede em situação caótica. Profissionais com o mesmo tempo de magistério, que entraram pelo mesmo concurso, com vencimentos diferentes; disparidade entre os critérios de avaliação de alunos, ou mesmo para contar a pontuação dos professores. Faltava normatização de tudo. Este plano de carreira é o primeiro passo", frisou.

O vereador Wanderley apontou o Plano de Carreira como "um documento norteador para as próximas discussões". "Se no passado não havia nada em que se basear - além das 'leis maiores' como a Constituição Federal e a LDB, entre outras - agora temos um ponto de partida".

Os trabalhos de elaboração do Plano de Carreira tiveram início em janeiro deste ano e contaram com a assessoria do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, presidido pelo sociólogo Cesar Callegari. Estão presentes no documento tópicos como a evolução funcional dos professores, valorização do esforço pessoal e coletivo, avaliação do desempenho profissional, regras claras para escolha de diretores e supervisores de ensino, dentre outros.


Texto e Foto: Helton Alves

Reunião com comissão de vereadores



Prefeitura entrega projeto de lei do Plano Diretor Participativo à Câmara Municipal


Em atividade na Câmara Municipal, a Prefeitura entregará certificados de participação ao Grupo de Acompanhamento do PDP, e o Projeto de Lei, fruto de meses de discussão, aos vereadores para votação

A Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizará a entrega do Projeto de Lei do Plano Diretor Participativo (PDP) à Câmara Municipal. O evento será realizado na próxima quarta feira, 1° de dezembro, às 17 horas, na sede da própria Câmara.

Além da apresentação do documento, serão entregues os certificados ao grupo de acompanhamento do PDP, composto por moradores das dezesseis regiões da cidade, representantes da sociedade civil (organizações sociais, entidades empresariais, ONGs, etc.), entidades publicas, técnicos da prefeitura e outros órgãos públicos.

As discussões do Plano Diretor com a comunidade começaram em setembro do ano passado, e envolveram cerca de 1500 pessoas no processo de escolha dos 213 delegados, sendo 151 representantes regionais, 17 da sociedade civil, 34 do governo municipal e 11 representantes governamentais de âmbito federal e estadual.

Neste período foram realizadas formação dos delegados e 12 oficinas de discussão acerca dos objetivos gerais e específicos do PDP, da gestão democrática da cidade, do plano urbanístico e ambiental dentre outros temas. O processo participativo culminou com a realização da Conferência Municipal da Cidade e finalização do projeto de lei.

No projeto a ser entregue à Câmara Municipal estão indicadas as principais transformações que se quer apontar para a cidade, as possíveis intervenções no espaço urbano, como áreas destinadas à habitação popular, áreas de preservação ambiental, o melhoramento da circulação de pessoas e veículos pela cidade, dentre outras propostas.



Texto: André Soares
Fotos: Gilberto Cerri

Prefeito Sergio Ribeiro durante
plenária regional.

Alexandre Pimentel, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação durante o lançamento do PDP.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cidade de Carapicuiba

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Prefeitura promove ação de saúde a crianças cadastradas no Bolsa Família


No próximo sábado, 23 de outubro, UBSs farão atendimento a população, alertando que o procedimento é necessário para que o benefício seja mantido. Exame de Papanicolau também será disponibilizado.

A Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria Municipal de Saúde e Medicina Preventiva realizará, no próximo sábado, 23 de outubro, atendimento a crianças e adolescentes cadastrados no programa Bolsa Família.

A ação acontece das 8h às 14h, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e foi solicitada pelo prefeito Sergio Ribeiro, para facilitar a vida dos cidadãos que durante a semana têm dificuldade para ir às UBSs.

Ao entrar no Programa, a família se compromete a cumprir as condições previstas para o recebimento do Bolsa Família, nas áreas de saúde e educação, ou seja, as crianças e adolescentes em idade escolar devem freqüentar regularmente a escola e receberem cuidados básicos de saúde.

Deve haver acompanhamento do estado nutricional das crianças e jovens, além da atualização das vacinas obrigatórias, conforme calendário do Ministério da Saúde, explica dra Simone Augusta, Secretária Municipal de Saúde.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que têm por objetivo o desenvolvimento das famílias em situação de pobreza, realizando a transferência direta de renda e reforçando, assim, o exercício dos direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação.

Papanicolau - No sábado, 23, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará também o exame de papanicolau, para as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Quem não puder ir no sábado, poderá realizar o exame durante a semana, de segunda a sexta-feira, em todas as UBS.


Texto: Hyde Pedreira e Suzana Camargo
Foto: Diego Bustamante








Plano de Carreira da Educação será discutido com entidades

Post By: Carapicuiba.sp


Secretária da Educação,
Aparecida da Graça Carlos



Professoras lêem a minuta

Plano de Carreira da Educação será discutido com entidades

Secretária da Educação de Carapicuíba convida Sindicatos e Câmara Municipal para debater sistematização de propostas do Plano.

Durante o mês de novembro, a Secretaria da Educação agendará reuniões para discutir o Plano de Carreira do Magistério Municipal com as entidades representativas da categoria no Município: Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Carapicuíba (Sindfusmc), além da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Aparecida da Graça Carlos, após ter sido discutido intensamente com os professores nas escolas e na Parada Pedagógica realizada no dia 21 de agosto, o Plano entrou no estágio final com a sistematização das propostas enviadas pelos professores.

“Essa é uma maneira de possibilitar a participação direta dos Professores nas decisões que afetam a sua carreira profissional, praticando aquilo que chamamos de democracia direta, até por que os mesmos também foram representados pelas entidades na comissão responsável pela elaboração do Plano, que durou cerca de um ano”, declara a Secretária.

Ela ressalta a importância da discussão com as entidades sindicais e vereadores. “Numa sociedade democrática as instituições precisam não só ser respeitadas, mas também valorizadas”. Para Cida, “a organização dos trabalhadores, da comunidade, dos estudantes, enfim, de todos os segmentos sociais é que garante avanços, conquistas e compartilhamento de responsabilidades”.

A Secretária, que já atuou no sindicalismo, lembra já ter sofrido, “na pele” o descaso de governos em relação aos militantes sindicais. “Tive de conviver com a falta de diálogo, desrespeito, e a violência contra os movimentos e as entidades, por parte de governos”, relata. Aparecida da Graça Carlos acrescenta que a postura da atual gestão da Prefeitura Municipal de Carapicuíba é justamente o inverso.

“A implantação e construção participativa do Plano de Carreira e a gestão democrática são compromissos do Prefeito Sergio Ribeiro”, garante e conclui lembrando que a construção do Plano de Carreira, uma reivindicação antiga da categoria, só agora atendida, é um grande avanço.

“O que encontramos ao assumir foi um verdadeiro caos em relação a salários, qualificação e evolução profissional. Há problemas sérios que causam injustiças; um exemplo é que temos trabalhadores fazendo o mesmo tipo de trabalho, com jornadas iguais e salários muito diferentes. O documento que apresentamos é um divisor de águas na educação municipal, pois prima pela valorização profissional dos professores e pela qualidade da educação”, resume a Secretária.


Texto: Cida Diniz
Fotos: Gilberto Cerri (professoras) e Cida Carlos (arquivo da Secretaria)









História de Carapicuiba

Post by: Doce magia em ensinar




A BANDEIRA



SIMBOLISMO: A nossa Bandeira lembra muito a do Brasil: um losango amarelo sobre um campo verde; no lugar do círculo azul celeste figura o Brasão de Carapicuíba. O campo verde é dividido em 4 áreas equivalentes, pois a Bandeira é esquartelada em cruz, sendo os quartéis verdes constituídos por 4 faixas amarelas carregadas de sobre faixas vermelhas, dispostas duas no sentido horizontal e duas no vertical e que partem dos vértices do losango amarelo central onde o Brasão municipal é aplicado.

Essa disposição está conforme a tradição da heráldica portuguesa, e segundo a qual os pavilhões municipais podem ser oitavados, sextavados, esquartelados ou terciados, com as mesmas cores constantes do campo do escudo e ostentando ao centro uma figura geométrica na qual será aplicado o Brasão Municipal.

DESCRIÇÃO: Como no Brasão, as figuras e as cores da Bandeira têm riqueza de simbolismo e tradição. O retângulo verde e o losango amarelo datam de nossas primeiras bandeiras e lembram a mãe pátria Portugal; a cruz relembra os descobridores e a religião que trouxeram. O losango é o símbolo da maternidade. D.Pedro I, após a Independência, ainda em SP, estabeleceu que se usaria para distinguir a brasilidade, uma flor verde no centro de um ângulo de ouro. Depois, no Rio, ordenou que o Tope Nacional fosse composto das cores emblemáticas: verde da primavera e o amarelo ouro, divisa voluntária dos patriotas do Brasil; o verde era a cor da Casa Real de Bragança de onde provinha D.Pedro e o amarelo a cor da casa Habsburgo, da Áustria, de onde provinha a primeira esposa do imperador, Dona Leopoldina, cujo nome está aqui perto numa estação da Fepasa. O verde recorda ainda Tiradentes, supliciado em 1789, ano da Revolução Francesa, pela regeneração da humanidade, quando os sitiantes da Bastilha tiveram por emblema folhas verdes arrancadas às árvores do Palácio Real; lembra nossos campos, nossa riqueza agrícola, nossa primavera constante. O amarelo lembra ainda, nossa riqueza mineral, a fase da mineração do ouro, os raios ardentes de nosso vivificante verão.

O BRASÃO



NO PODER MUNICIPAL: No pavilhão de Carapicuíba, O Brasão do Centro representa o Governo Municipal; o losango amarelo (que contém o Brasão) representa a própria cidade de Carapicuíba com sua riqueza e sua gente; pois se a figura é a área geográfica, a cor é o símbolo da glória, esplendor, grandeza e mando. As faixas que partem dos vértices do losango central dividindo a Bandeira, simbolizam a irradiação do poder municipal a todos os quadrantes de seu território, são amarelas e contém sobre-faixas vermelhas, cor da dedicação, do amor pátrio, desprendimento, galhardia, intrepidez e coragem. Os quartéis verdes, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal; o verde é a cor simbólica da honra, cortesia, civilidade, alegria, abundância; sendo também, hieróglifo da esperança.

Como se vê, na descrição do Brasão do Centro, na Bandeira de Carapicuíba estão representados os antigos povoadores (Afonso Sardinha), o Rio Tietê, os Jesuítas (IHS), a fundação (1580), a emancipação (1965), a cidade (coroa) e o trabalho atual e futuro (indústria e comércio). A Bandeira representa, pois, o passado, o presente e o futuro de Carapicuíba.

FONTE: http://www.carapicuiba.sp.gov.br/simbolos.htm

TRABALHANDO COM AS CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS





AGORA VAMOS TRABALHAR ALGUMAS ATIVIDADES UTILIZANDO A BANDEIRA E O BRASÃO:

VAMOS COLORIR COM AS CORES DA BANDEIRA DE CARAPICUIBA:



DEPOIS DE PINTADO IMPRIMA OS BRASÕES, RECORTAR E COLAR NO CENTRO DA BANDEIRA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Parque da Lagoa é Premiado





25 de janeiro de 2007

O Parque da Lagoa de Carapicuiba, apesar de ainda estar sómente no papel, já está ganhando prêmios. Assinado pelo escritório Barbieri e Gorski Arquitetos Associados, Desta vez, ganhou os prêmios especiais Carlos Barjas Milan - de melhor projeto arquitetônico, e o da categoria Cidade e Paisagem

Projeto PremiadoO prêmio Carlos Barjas Milan é uma reflexão e divulgação da produção contemporânea dos arquitetos paulistas que estão sempre imbuídos de apresentar formas de entender e de agir na transformação das cidades, e na construção do território produtivo. Para o prefeito Fuad Chucre, ganhar este prêmio significa um incentivo a mais para execução do parque. “Temos certeza de que será o melhor Parque do Brasil. Estamos trabalhando para que isso se torne realidade”.

Segundo o secretário do Planejamento Urbano, Wanderlei Magalhães,o reconhecimento de que Parque da Lagoa tem o melhor projeto arquitetônico, reforça o conceito de que o município não é mais a cidade do lixão, disseminada por todo País.

O lixão, que ficava à margem da lagoa, foi extinto em 2001. Em seu lugar, foi projeto um parque ecológico, com a preservação da vegetação da Mata Atlântica, despoluição do lago, construção de prédios que devem abrigar a sede da prefeitura e da Câmara Municipal, além de contar área verde e playground para lazer da população.

Parque público da lagoa de Carapicuíba, SP, 2005

Parque público de Carapicuíba
Parque público da lagoa de Carapicuíba, SP, 2005
Criado por exigências ambientais, para “compensar os impactos causados pela utilização da lagoa de Carapicuíba como bota-fora do material escavado no processo de ampliação da calha do rio Tietê”, segundo os autores, o parque público - premiado também na categoria cidade e paisagem - atende a demandas da comunidade local e dos órgãos públicos atuantes na região. Por outro lado, a implantação “poderia configurar a consolidação de um novo embrião do parque ecológico do Tietê na zona oeste da metrópole, que apresenta carências alarmantes nessa categoria de equipamento urbano”.

O parque vincula-se ao rio, uma vez que “o contorno da lagoa de Carapicuíba origina-se de uma das alças de meandros do Tietê”, cuja retificação criou condições para a extração de areia, origem da lagoa. O aterro que será o suporte para o parque, por sua vez, está sendo implantado como bota-fora da calha do Tietê. “Assim sendo, o parque conterá elementos estruturais que remetem ao rio e a sua importância no estado de São Paulo”, afirma o memorial do projeto.

Há dois acessos ao parque: os veículos entram por um pórtico e o estacionamento terá capacidade para 154 carros e 20 ônibus; os pedestres chegam por outro portal, junto a uma praça. “Ao transpor esse pórtico, atinge-se o eixo central do parque, que o percorre no sentido diagonal, conduzindo à praça da Proa, que está voltada para leste, focando para a cidade de Salesópolis, onde se encontra a nascente do Tietê”, relata o memorial descritivo dos autores.

O núcleo de convívio, localizado junto à portaria, é formado por três pavilhões: o japonês, o de convivência e escola e, por fim, o núcleo de educação para sustentabilidade. Há ainda no parque um núcleo esportivo (com seis quadras poliesportivas, duas quadras de tênis e um campo de futebol society e pista de skate), playgrounds, bosque, anfiteatro descoberto, quiosques, praça da Proa (que permite visão do rio Tietê e da lagoa), praia gramada e escultura aquática. O projeto, na visão do júri, “denota alto grau de qualidade profissional em todo o processo projetual”.




Implantação
1. Pórtico de acesso
2. Estacionamento de carros
3. Estacionamento de ônibus
4. Núcleo de convívio
5. Centro comunitário
6. Pavilhão de eventos
7. Pavilhão japonês
8. Pista de skate
9. Núcleo esportivo
10. Praça da Proa
11. Escultura aquática
12. Auditório da lagoa
13. Praças das águas
14. Praças dos Rios
15. Piquenique
Ficha técnica

Parque público da lagoa de Carapicuíba
Local
Carapicuíba, SP
Início do projeto 2005
Projeto geral Maubertec
Paisagismo Barbieri e Gorski Arquitetos Associados - Maria Cecília Barbieri Gorski e Michel Todel Gorski (autores); Patrícia Akinaga (co-autora); Priscila Melhado (colaboradora)
Arquitetura Diana Malzoni e Nicole Reiss
Sinalização Francine Sakata
Desenhos Marina Kodama e Priscila Tiba
Maquetes eletrônicas Espaço Tempo
Realização Governo do estado de São Paulo - Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras; Departamento de Águas e Energia Elétrica;UGP - Tietê; Japan Bank International Cooperation




 
Design by Scooby Doo jogos