sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Secretária de Educação discute Plano de Carreira com comissão de vereadores


Depois de um processo democrático de elaboração, Plano de Carreira do Magistério é discutido com Comissão Temática da Câmara

Na última quarta-feira (24), a Secretária de Educação, Aparecida Graça Carlos, e técnicos da secretaria reuniram-se com a Comissão de Educação da Câmara Municipal. O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de educação, teve como propósito discutir o Plano de Carreira do Magistério. Participaram, além da secretária e técnicos da prefeitura, os vereadores Wanderley, Gilmara, e Professora Sônia, titulares da comissão.

A Secretária de Educação fez à comissão o retrospecto das discussões do Plano. "Depois de elaborado, o documento foi discutido pelos professores em atividade que aconteceu em agosto, e nas escolas. O resultado dessas discussões foi sistematizado pela comissão responsável, e, na medida do possível, acrescentado à minuta do Plano de Carreira. Também fizemos discussões com as entidades de classe, como a APEOESP e SINDFUSM, e agora estamos na etapa final", ressaltou.

Katsue Hamada e Zenun, Diretora Técnica Pedagógica, fez um diagnóstico da situação encontrada, e falou sobre as dificuldades de elaboração do Plano. "Encontramos a rede em situação caótica. Profissionais com o mesmo tempo de magistério, que entraram pelo mesmo concurso, com vencimentos diferentes; disparidade entre os critérios de avaliação de alunos, ou mesmo para contar a pontuação dos professores. Faltava normatização de tudo. Este plano de carreira é o primeiro passo", frisou.

O vereador Wanderley apontou o Plano de Carreira como "um documento norteador para as próximas discussões". "Se no passado não havia nada em que se basear - além das 'leis maiores' como a Constituição Federal e a LDB, entre outras - agora temos um ponto de partida".

Os trabalhos de elaboração do Plano de Carreira tiveram início em janeiro deste ano e contaram com a assessoria do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, presidido pelo sociólogo Cesar Callegari. Estão presentes no documento tópicos como a evolução funcional dos professores, valorização do esforço pessoal e coletivo, avaliação do desempenho profissional, regras claras para escolha de diretores e supervisores de ensino, dentre outros.


Texto e Foto: Helton Alves

Reunião com comissão de vereadores



Prefeitura entrega projeto de lei do Plano Diretor Participativo à Câmara Municipal


Em atividade na Câmara Municipal, a Prefeitura entregará certificados de participação ao Grupo de Acompanhamento do PDP, e o Projeto de Lei, fruto de meses de discussão, aos vereadores para votação

A Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizará a entrega do Projeto de Lei do Plano Diretor Participativo (PDP) à Câmara Municipal. O evento será realizado na próxima quarta feira, 1° de dezembro, às 17 horas, na sede da própria Câmara.

Além da apresentação do documento, serão entregues os certificados ao grupo de acompanhamento do PDP, composto por moradores das dezesseis regiões da cidade, representantes da sociedade civil (organizações sociais, entidades empresariais, ONGs, etc.), entidades publicas, técnicos da prefeitura e outros órgãos públicos.

As discussões do Plano Diretor com a comunidade começaram em setembro do ano passado, e envolveram cerca de 1500 pessoas no processo de escolha dos 213 delegados, sendo 151 representantes regionais, 17 da sociedade civil, 34 do governo municipal e 11 representantes governamentais de âmbito federal e estadual.

Neste período foram realizadas formação dos delegados e 12 oficinas de discussão acerca dos objetivos gerais e específicos do PDP, da gestão democrática da cidade, do plano urbanístico e ambiental dentre outros temas. O processo participativo culminou com a realização da Conferência Municipal da Cidade e finalização do projeto de lei.

No projeto a ser entregue à Câmara Municipal estão indicadas as principais transformações que se quer apontar para a cidade, as possíveis intervenções no espaço urbano, como áreas destinadas à habitação popular, áreas de preservação ambiental, o melhoramento da circulação de pessoas e veículos pela cidade, dentre outras propostas.



Texto: André Soares
Fotos: Gilberto Cerri

Prefeito Sergio Ribeiro durante
plenária regional.

Alexandre Pimentel, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação durante o lançamento do PDP.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cidade de Carapicuiba

 
Design by Scooby Doo jogos