domingo, 27 de novembro de 2011

AVENIDA RUI BARBOSA ABANDONADA?




O célebre escritor e advogado Rui Barbosa carregava a famade ser elegante, limpo, eloquente, impiedoso, inteligente e educado. A fama lhefazia jus. Rui Barbosa era um perfeito cavalheiro.
A ele foi construído bustos que imprimem a sua imagem, foramnomeadas praças que eternizam o seu nome. Deram-lhe também nome de Avenidas eRuas para reverenciar sua memória, justamente para que ela não caísse noesquecimento e jamais o seu nome fosse abandonado – igual está a Avenida RuiBarbosa, no centro de Carapicuíba, completamente abandonada.
Por certo, se Rui Barbosa estivesse vivo, ele pediria queseu nome fosse substituído por outro ou que na Avenida fosse feita algumamelhoria para deixá-la próximo da figura do patrono. É o que se pode constatarao caminhar por tal Avenida. Hoje, praticamente sem cores, suja, esburacada,escura, acumula adjetivos que atestam essa triste realidade.
Nos finais de semana, com a iluminação fraca, essa regiãoincorpora o aspecto do centro velho de São Paulo e narra na poética emelancólica paisagem a visão de uma mini crackolândia.
Os comerciantes enfeitam seus estabelecimentos de fora paradentro, as fachadas são tristes, sujas, ilustrada apenas por pichações que ajudama ridicularizar o que já está ridículo.
No horário de pico, o trânsito fica caótico, por causa docruzamento da Avenida Celeste com o final da Avenida Rui Barbosa. Há tambémoutro agravante, as duas escolas, Engº Mario Salles e Toufic Joulian, com maisde mil alunos matriculados. Ao final das aulas as escolas abrem seus portões,despejam os alunos na movimentada Avenida e os deixam à mercê de qualquer tipode violência.
Vendedores ambulantes ocupam as calçadas quando expõe suasmercadorias e estreitam a passagem dos transeuntes.
Buracos na faixa de pedestre tornam-se armadilhas para osmenos atentos. Esses mesmos buracos espalhados ao longo do trecho que compõe ofinal da Rua Ângela P. Tolaine com o início da Avenida Celeste servem de testede resistência aos veículos que constantemente passam por cima deles.
O lixo depositado nas calçadas torna-se alvo de disputaentre mendigos, cachorros famintos, ratos e insetos indesejáveis. Os bueirosentupidos servem de criadouro para o mosquito da dengue e para outras pragasque se proliferam nas grandes cidades.
Essa é a atual paisagem vislumbrada pelos carapicuibanos. Éa mesma paisagem que o turista vê, grava em sua memória e divulga.
Uma região que serve de via de acesso do centro àprefeitura, por onde passa o prefeito, os vereadores, os secretários, osfuncionários da prefeitura, da câmara e por onde passa o sofrido povo deCarapicuíba, que de julho a outubro de 2012 será obrigado a ouvir por essestrês longos meses, promessas vãs de mudança futuras.




















sábado, 19 de novembro de 2011

LAGOA DE CARAPICUÍBA




Algumas pessoas afirmam que aformação da Lagoa de Carapicuíba é o resultado da extração de areia daquelelugar. Outras pessoas afirmam que a Lagoa de Carapicuíba formou-se por causa deuma ruptura na parede que separa o Rio Tietê do local onde hoje está a Lagoa.Parece-nos que não há uma definição por parte de alguns acadêmicos no que tangeà formação da Lagoa. Sabemos que por quase um século, as empresas Netto -Nicola e Cia LTDA, Porto de Areia Carapicuíba, Empresa de Mineração Brejão LTDAe a Indústria Extrativa de Santos LTDA extraíram areia de onde hoje está aLagoa, para a extração utilizava-se dragas enormes que dragavam milhares detoneladas de areia em poucos minutos. Uma das dragas pode ser vista na fotoabaixo.
A Lagoa de Carapicuíba sempre foialvo de comentários de todas as partes. Algumas pessoas a defendem e alegam queo espaço físico poderia se tornar um amplo Parque turístico que serviria parase preservar espécies nativas da região transformando também o mesmo espaço empolo turístico, atraindo assim a presença de turistas que poderiam gastar seudinheiro elevando o faturamento da cidade por meio da cobrança de impostos doscomerciantes que poderiam ter instalado seus comércios nas proximidades daLagoa. Surgiu até a ideia de se colocar um restaurante flutuante no meio da Lagoa,ligado por uma passarela, da margem até a embarcação que, além de servir derestaurante, serviria também para um local de eventos e queima de fogos deartifício, celebrando as datas de Natal e Final do Ano.
Essa ideia até poderia ser viávelse não fosse a qualidade da água. O local é refugo dos esgotos produzidos porquase toda a região, além do acumulo do chorume do antigo lixão que ficavapróximo daquela área. A Lagoa de Carapicuíba mede 770.000², tem cerca de 1.960metros de comprimento, 500 metros de largura e mais de 20 metros deprofundidade.
Outra característica interessantesobre a Lagoa, é que apenas 30% dela pertence a Carapicuíba, os outros 70% sãode propriedade do município de Barueri. Somado a isso, é importante salientar queainda se extrai areia da Lagoa, o que compromete a sua estrutura. De acordo como IPT, se a extração de areia continuar avançando, é possível que haja uma catástrofeambiental inimaginável. Se levarmos em conta que a Lagoa está aproximadamentedois metros acima no nível do Rio Tietê, calculamos que a ruptura de sua paredede sustentação liberaria aproximadamente mais de 215 milhões de metros³ deágua, o que é realmente inimaginável em uma região metropolitana com mais de 10milhões de habitantes.



Projeto do Parque da Lagoa criado em 1995, na gestão do ex-prefeito Fuad Chucre.
Será inaugurando pelo atual Governador Geraldo Alckmin.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Disque Água e Gás em Carapicuíba




Para as pessoas que estão sempre trabalhando e não há como ter tempo para fazer muita coisa, o jeito é improvisar em alguns aspectos, na verdade, não só por isso, mas enfim, para qualquer situação que for possível, é necessário estar muito bem preparado. Hoje em dia, graças a tecnologia, todos nós, temos as melhores garantias para se contratar qualquer que seja o tipo de serviço, e muito mais do que isso, ainda temos as melhores alternativas para se sair bem.

Veja também: Docerias em Carapicuíba

Sem água, luz e gás, somos pessoas completamente desoladas, como precisamos destes componentes para sobreviver, tomar banho, no alimentar e nos aquecer do frio, precisamos a todo o momento estar prestes a contratar qualquer que seja o serviço, e se já que estamos falando isso, qual a pessoa que não está sempre sossegado em sua casa, e de repente de depara com a queda da luz, a água para e o gás com a comida pela metade acaba, pois bem, por conta disso, é necessário comprar os descartáveis, para finalizar, temos aqui, alguns endereços das loja que vendem e trabalha com Água Mineral e Gás em Carapicuíba, anotem:

Endereços

Água Mineral e Vinho Dika
Estrada Copiúva, 8 – Carapicuiba
(11) 4186-6059
Águas Mágia

Rua Novo Hamburgo, 23 – Carapicuiba
(11) 4181-3324

Água Mineral Manancial
Avenida Emílio Carlos, 631 – Carapicuiba
(11) 4184-4316

Casa D Água Distribuidor de Água Mineral
Avenida Inocêncio Seráfico, 293 – Carapicuiba
(11) 4184-7233

Depósito de Bebidas São Rafael
Avenida Santo Estevão, 200 – Carapicuiba
(11) 4187-0221

Fonte Dágua
Avenida Amazonas, 277 – Carapicuiba
(11) 4167-9560

Mario Gás e Água Mineral
Avenida Comendador Dante Carraro, 484 – Carapicuiba
(11) 4181-1395

Oliveira Disk Água
Rua Paraguaçu Paulista, 1553 – Carapicuiba
(11) 4169-8015


Fonte:http://www.portaldecarapicuiba.com/informacoes/disque-agua-e-gas-em-carapicuiba/

Igrejas de Carapicuíba

A religião é algo muito importante para as pessoas, na verdade, é um assunto que não se deve ser muito discutido com as pessoas que tem emfim, a sua crença em algo, ou seja, em qualquer ocasião e em qualquer lugar, existe algo que não é legal, que é, discutir religião, isso faz com que as pessoas acabem até mesmo discutindo com as outras, entrando até mesmo em contradição em alguns sentidos.

Veja também: Orfanatos em Carapicuíba

Existem vários tipos de religiões e crenças no mundo todo, cada uma, tem o seu estilo e jeito de levar as coisas. Em Carapicuíba, existem várias Igrejas, entre elas, católicas, evangélicas e por ai vai, cada uma com segue as suas doutrinas, assim como em qualquer outro lugar.

Falar de religião, é algo um pouco complicado, muitas vezes, as pessoas não sabem como agir, e se deslocam para a primeira porta de igreja que estiver aberta, não que isso seja errado, porém, é necessário estar ciente do que você quer realmente, Deus perdoa a todos, mas não pensem que, participar de qualquer culto, e seguir qualquer religião, poderá te salvar não, é necessário estar totalmente convicto do que deseja para si. Temos aqui, os endereços das Igrejas de Carapicuíba, vejam:

Endereços

1ª Igreja Batista em Carapicuíba
Avenida Tâmara, 201 – Carapicuiba
(11) 4184-3275

Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil
Rua Lizarda, 103 – Carapicuiba
(11) 4202-1428

Igreja do Evangelho Quadrangular
Avenida Plutão, 427 – Carapicuiba
(11) 4186-4601

Igreja Espiritual Cristã Maior Santo Agostinho
Estrada Tambori, 137 – Carapicuiba
(11) 4187-3413

Mitra Arquidiocesana de São Paulo – Igrejas e Templos
Rua Wenceslau Brás, 106 – Carapicuiba
(11) 4184-4828

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Igrejas e Templos
Avenida Inocêncio Seráfico, 600 – Carapicuiba
(11) 4184-484

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Imagens antiga de Carapicuiba





Ao fundo vemos uma longa estrada. É a  Estrada da Boiada,  onde hoje é a Av. Integração da COHAB. A Rua que faz ligação com a Estrada da Boiada é a Estrada do Guatambú, que liga-se à AV. Inocêncio Seráfico, duas grandes vias de acesso que pertencem ao Município de Carapicuíba. Certamente é uma área que poderia ser desapropriada e no lugar das pequenas casas e pequenos comércios, ser implantado um grande polo industrial, porque essa área da acesso fácil ao Rodoanel e a Raposo Tavares. A foto acima foi clicada em 1965. Observe a foto abaixo.
É a mesma área acima, note o destaque amarelo, é a Estrada do Guatambu ao centro e a AV. Integração ao ao fundo. Acho que isso não é tão significativo quanto observarmos a explosão demográfica que ocorreu em Carapicuíba, desde a década de 1960 até os dias atuais. Levou-se apenas 50 anos para que essa região se estruturasse em uma gigantesca densidade demográfica. Óbvio que se durante o processo de expansão demográfica, houvesse um planejamento urbano, Carapicuíba teria uma outra cara e não a que vemos hoje, que de perto é uma visão que agrada muito pouco aos olhos que observam. Isso só prova que para construirmos um futuro melhor, devemos nos espelhar no passado. Sabemos que iremos mudar o panorama de Carapicuíba, no entanto é preciso planejamento, porque sem ele, as coisas só irão piorar.
Aqui, uma foto mais próxima da mesma região,  há 51 anos atrás.


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ANTIGO CORETO DE CARAPICUÍBA




Nesta foto temos o privilégio de contemplar o local onde foi instalado o antigo Coreto de Carapicuíba, mesmo local onde agora é o Posto Policial. 
Coreto é um estrado ou espaço elevado construído em local público para apresentação de bandas ou de orquestras.
Podemos observar as pessoas sentadas nos bancos da antiga praça central de Carapicuíba, pessoas que conversavam à sombra das árvores que foram cortadas para a ampliação do centro. Ao fundo vemos a antiga Av. Rui Barbosa, paralelamente a ela, mais ao fundo, a antiga Rua Sônia Maria e mais ao fundo podemos ver a linha férrea da CPTM.
O centro de Carapicuíba perdeu um pouco da sua característica de cidade interiorana, localizada a 25 km do centro de São Paulo. Não foi por que perdeu essa característica interiorana que não pode voltar a ter um aspecto parecido, com a reconstrução de outro Coreto para apresentação, aos finais de semana, da orquestra da cidade, ou de bandas que queiram se apresentar gratuitamente.
Podemos no futuro pleitear essa construção e novamente trazer a Carapicuíba a cara que antes a nossa cidade tinha, levando à população mais um espaço para ela frequentar, se reunir e confraternizar, e claro, à sombra de belas árvores.
Se você gostou dessa matéria, envie a seus amigos e dê um curtir em nossa página no Facebook, aproveite e curta também a minha página.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ENTREVISTA COM O SR. SEBASTIÃO TEIXEIRA [VÍDEO]




Temos o prazer de mais uma vez levar a vocês outra entrevista com um dos munícipes mais antigos de Carapicuíba, o Sr. Sebastião Teixeira. Ele chegou a Carapicuíba na década de 1960, quando a cidade era ainda um grande campo aberto, cheia de fazendas e pastos. Sargento de Polícia Militar, o seu Teixeira, como é conhecido, é uma testemunha ocular do desenvolvimento de Carapicuíba e relatou-nos sua visão. Ele era o proprietário do restaurante que fica em frente ao Gabinete do Prefeito. Você conhece?

 
Design by Scooby Doo jogos