Algumas pessoas afirmam que aformação da Lagoa de Carapicuíba é o resultado da extração de areia daquelelugar. Outras pessoas afirmam que a Lagoa de Carapicuíba formou-se por causa deuma ruptura na parede que separa o Rio Tietê do local onde hoje está a Lagoa.Parece-nos que não há uma definição por parte de alguns acadêmicos no que tangeà formação da Lagoa. Sabemos que por quase um século, as empresas Netto -Nicola e Cia LTDA, Porto de Areia Carapicuíba, Empresa de Mineração Brejão LTDAe a Indústria Extrativa de Santos LTDA extraíram areia de onde hoje está aLagoa, para a extração utilizava-se dragas enormes que dragavam milhares detoneladas de areia em poucos minutos. Uma das dragas pode ser vista na fotoabaixo.
A Lagoa de Carapicuíba sempre foialvo de comentários de todas as partes. Algumas pessoas a defendem e alegam queo espaço físico poderia se tornar um amplo Parque turístico que serviria parase preservar espécies nativas da região transformando também o mesmo espaço empolo turístico, atraindo assim a presença de turistas que poderiam gastar seudinheiro elevando o faturamento da cidade por meio da cobrança de impostos doscomerciantes que poderiam ter instalado seus comércios nas proximidades daLagoa. Surgiu até a ideia de se colocar um restaurante flutuante no meio da Lagoa,ligado por uma passarela, da margem até a embarcação que, além de servir derestaurante, serviria também para um local de eventos e queima de fogos deartifício, celebrando as datas de Natal e Final do Ano.
Essa ideia até poderia ser viávelse não fosse a qualidade da água. O local é refugo dos esgotos produzidos porquase toda a região, além do acumulo do chorume do antigo lixão que ficavapróximo daquela área. A Lagoa de Carapicuíba mede 770.000², tem cerca de 1.960metros de comprimento, 500 metros de largura e mais de 20 metros deprofundidade.
Outra característica interessantesobre a Lagoa, é que apenas 30% dela pertence a Carapicuíba, os outros 70% sãode propriedade do município de Barueri. Somado a isso, é importante salientar queainda se extrai areia da Lagoa, o que compromete a sua estrutura. De acordo como IPT, se a extração de areia continuar avançando, é possível que haja uma catástrofeambiental inimaginável. Se levarmos em conta que a Lagoa está aproximadamentedois metros acima no nível do Rio Tietê, calculamos que a ruptura de sua paredede sustentação liberaria aproximadamente mais de 215 milhões de metros³ deágua, o que é realmente inimaginável em uma região metropolitana com mais de 10milhões de habitantes.
![]() |
Projeto do Parque da Lagoa criado em 1995, na gestão do ex-prefeito Fuad Chucre. Será inaugurando pelo atual Governador Geraldo Alckmin. |
3 comentários:
As duas possibilidades q o blogueiro idealizou no inicio estão corretas, pois a lagoa se iniciou com a extração de areia, fazendo-se um enorme buraco de mais de 30 metros de profundidade...Os garotos da decada 70, dentre os quais me incluo, desciam até o final do areial para brincar...Pois bem, havia o buraco do porto de areia, devido a extração, sendo que, segundo de estudiosos da USP e q foi tese de mestrado de um aluno, ocorreu uma explosão proposital dos proprietários do porto de areia (de um dos vários) e dinamitaram a parede q dividia o rio tiete da lagoa...O motivo para tal explosão é que precisavam de mais água para a retirada da areia dos fundos e das laterais do porto... Portanto, o porto se inicou com a extração e depois houve a ruptura proposital da parede que a dividia com o rio Tiete...
Vai ficar LINDO!!!!!
^^
o projeto eh bom...
espero que futuros governantes e a POPULAÇAO carapicuibana cuidem desse parque !!
Postar um comentário