terça-feira, 5 de outubro de 2010

Parque público da lagoa de Carapicuíba, SP, 2005

Parque público de Carapicuíba
Parque público da lagoa de Carapicuíba, SP, 2005
Criado por exigências ambientais, para “compensar os impactos causados pela utilização da lagoa de Carapicuíba como bota-fora do material escavado no processo de ampliação da calha do rio Tietê”, segundo os autores, o parque público - premiado também na categoria cidade e paisagem - atende a demandas da comunidade local e dos órgãos públicos atuantes na região. Por outro lado, a implantação “poderia configurar a consolidação de um novo embrião do parque ecológico do Tietê na zona oeste da metrópole, que apresenta carências alarmantes nessa categoria de equipamento urbano”.

O parque vincula-se ao rio, uma vez que “o contorno da lagoa de Carapicuíba origina-se de uma das alças de meandros do Tietê”, cuja retificação criou condições para a extração de areia, origem da lagoa. O aterro que será o suporte para o parque, por sua vez, está sendo implantado como bota-fora da calha do Tietê. “Assim sendo, o parque conterá elementos estruturais que remetem ao rio e a sua importância no estado de São Paulo”, afirma o memorial do projeto.

Há dois acessos ao parque: os veículos entram por um pórtico e o estacionamento terá capacidade para 154 carros e 20 ônibus; os pedestres chegam por outro portal, junto a uma praça. “Ao transpor esse pórtico, atinge-se o eixo central do parque, que o percorre no sentido diagonal, conduzindo à praça da Proa, que está voltada para leste, focando para a cidade de Salesópolis, onde se encontra a nascente do Tietê”, relata o memorial descritivo dos autores.

O núcleo de convívio, localizado junto à portaria, é formado por três pavilhões: o japonês, o de convivência e escola e, por fim, o núcleo de educação para sustentabilidade. Há ainda no parque um núcleo esportivo (com seis quadras poliesportivas, duas quadras de tênis e um campo de futebol society e pista de skate), playgrounds, bosque, anfiteatro descoberto, quiosques, praça da Proa (que permite visão do rio Tietê e da lagoa), praia gramada e escultura aquática. O projeto, na visão do júri, “denota alto grau de qualidade profissional em todo o processo projetual”.




Implantação
1. Pórtico de acesso
2. Estacionamento de carros
3. Estacionamento de ônibus
4. Núcleo de convívio
5. Centro comunitário
6. Pavilhão de eventos
7. Pavilhão japonês
8. Pista de skate
9. Núcleo esportivo
10. Praça da Proa
11. Escultura aquática
12. Auditório da lagoa
13. Praças das águas
14. Praças dos Rios
15. Piquenique
Ficha técnica

Parque público da lagoa de Carapicuíba
Local
Carapicuíba, SP
Início do projeto 2005
Projeto geral Maubertec
Paisagismo Barbieri e Gorski Arquitetos Associados - Maria Cecília Barbieri Gorski e Michel Todel Gorski (autores); Patrícia Akinaga (co-autora); Priscila Melhado (colaboradora)
Arquitetura Diana Malzoni e Nicole Reiss
Sinalização Francine Sakata
Desenhos Marina Kodama e Priscila Tiba
Maquetes eletrônicas Espaço Tempo
Realização Governo do estado de São Paulo - Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras; Departamento de Águas e Energia Elétrica;UGP - Tietê; Japan Bank International Cooperation




0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Scooby Doo jogos