segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MAPA DE CARAPICUÍBA




Quem observar o mapa de Carapicuíba, certamente, verificará que o seu território tem a forma rudimentar de um retângulo retorcido: no lado de Osasco fica o Ribeirão Carapicuíba e no lado de Barueri e Jandira está o Rio Cotia; na frente corre o Rio Tietê e no fundo serpenteia o Ribeirão Moinho Velho, separando-nos de Cotia.
Verificará, também, que esse espaço geográfico de 35 km² não chega à Rodovia Raposo Tavares. O Rio Tietê (que antes se chamava Anhembi), barra-nos a passagem e até hoje nossas autoridades não conseguiram construir o viaduto que nos livrará desta prisão. Mas no lado de Cotia, nós temos uma precária ligação com a Raposo Tavares.
A área é montanhosa e vai descendo de Cotia para o Tietê conforme se observa pelo rumo dos Rios Carapicuíba e Cotia. Estes possuem afluentes e confluentes que, através dos milênios, foram os responsáveis pela escavação da superfície e criação de morros e depressões, verdadeira compartimentação do solo que dá a Carapicuíba esse aspecto acidentado de ladeiras, ribanceiras, grotas, colinas e morrotes.
Paralelamente ao Tietê situam-se os trilhos da CPTM que vêm de São Paulo e vai para o interior. Mais para dentro já a velha estrada de Itu - partes da qual são a Av. Rui Barbosa e a Av. Deputado Emílio Carlos. Entre a estrada de ferro e a estrada de rodagem situam-se três estações: a general Miguel Costa (antigo KM 21 - ainda em Osasco) a de Carapicuíba com o terminal rodoferroviário em frente e a de Santa Terezinha, no Km 25, na divisa de Cotia.
A fisiografia municipal apresenta um espigão por onde transitam veículos que demandam a antiga Aldeia, de mais de 400 anos; é a velha Estrada da Aldeia, a Av. Inocêncio Seráfico. Ela exerce o papel de divisor de águas, a cumeeira, o divortium que separa as águas das chuvas, das enxurradas, dos córregos etc, que se dirigem para um ou outro dos afluentes do Tietê, formando a Bacia do Cotia e a Bacia do Carapicuíba.
Tudo isso foi dito para lembrar a ideia de um velho amigo meu chamado Miguel Costa Junior que dizia que por causa da geografia de Carapicuíba, amarfanhado e enrugado, a nossa cidade, no futuro, poderá ser a cidade dos túneis, dos viadutos, dos teleféricos e tráfego suspenso.

Paulo Xavier é historiador, geografo e pedagogo. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Scooby Doo jogos