segunda-feira, 3 de outubro de 2011

OS DEZ PREFEITOS DE CARAPICUÍBA




Antonio Faustino dos Santos

Tudo começou em 1965, quando Antônio Faustino dos Santos, após a Emancipação Político-Administrativa – que ele não apoiou – foi sufragado nas urnas para exercer o cargo de primeiro prefeito recém do recém criado município de Carapicuíba.
Nascido em 29 de julho de 1920 na cidade de Cabo (PE), filho de Antônio Faustino dos Santos e dona Laura Josefa dos Santos foi militar reformado e advogado, formado pela Faculdade de Itapetininga.
À testa da administração carapicuibana, coube-lhe organizar toda a máquina administrativa, bem como elaborar a legislação municipal e orientar o sistema burocrático. Em seu mandato foi instalado o sistema de transporte coletivo, o serviço de águas e esgotos e assinado convênio com a COHAB para a construção de 4.800 residências, populares.
Foram instaladas as primeiras 12 indústrias no município, pavimentadas as primeiras ruas e ampliado o precário serviço de iluminação.
Nessa primeira gestão, Faustino mandou construir a primeira caixa d´água, doou terreno para o Centro Social Santa Rita de Cássia na Vila Dirce, calçou 8 kms de ruas no centro da cidade e construiu o Paço Municipal.
Durante seu mandato foi instalado o Correio em Carapicuíba, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques e a Coletoria Estadual na Avenida Inocêncio Seráfico, 169, ambos em 1966. O Cartório já existia desde 1950.
Coube-lhe, portanto, a dura tarefa de criar, partindo do zero, toda a tremenda máquina administrativa e burocrática, cadastramento, finanças, arrecadação, funcionalismo, organização, abastecimento de água, energia elétrica e tudo mais que uma cidade necessita.
Exerceu representatividade pública executiva desde 26 de março de 1965 até 31 de dezembro de 1969. Posteriormente elegeu-se novamente prefeito (1978-1982) e depois, vereador.
Entrou pobre para a administração e saiu pobre.



 Amos Meucci

 Substituindo Faustino, se elegeu Amos Meucci. Filho de Domingues Meucci e Annunciata Bastiano Meucci, nasceu em Laranjal Paulista (SP) em 27 de outubro de 1913. Foi Técnico de laboratório do Departamento de Estradas e Rodagem, lutou pela emancipação de Barueri e Carapicuíba e elegeu-se vereador na 3ª legislatura de Barueri, ainda quando Carapicuíba era simples distrito. Foi vice-prefeito na administração de Antônio Faustino.

Amos Meucci criou o Departamento de Transportes, inaugurou o cemitério e cumpriu o mandato como prefeito de Carapicuíba de 1969 a 1972. Faleceu em 9 de abril de 1977, tão pobre como quando começou sua vida política. O vice-prefeito de Amos Meucci foi o ferroviário e advogado Walter Ferreira do Nascimento.

 


 João Acácio de Almeida

O 3º prefeito de Carapicuíba foi João Acácio de Almeida, natural de Angatuba (SP), onde nasceu a 30 de agosto de 1889. Elegeu-se prefeito em 15 de novembro de 1972, pela extinta ARENA (Aliança Renovadora Nacional), tendo cumprido seu mandato com probidade até 31 de janeiro de 1977.
Serviu no 4º Regimento de Artilharia de Itu, reformando-se no posto de 1º tenente em 1944. Entrou para a vida pública em 1949, elegendo-se vereador na 1ª legislatura de Barueri, de cujo município foi o 3º prefeito em 1957, tendo marcado sua administração como homem honesto, econômico e austero. Sua passagem pelo Executivo de Barueri notabilizou-se pela desapropriação do terreno da Light, onde até hoje funciona o Paço Municipal.
Em Carapicuíba, conseguiu pavimentar várias ruas e construiu grupos escolares com total de 36 salas de aula e desenvolveu a iluminação pública. Cuidou criteriosamente da saúde e educação tendo saneado as finanças públicas.
Durante sua administração mandou construir sanitário na antiga Praça Toufic Joulian, projeto que perseguia desde o tempo de vereador em Barueri. Mandou também recapear a estrada da Aldeia.
João Acácio de Almeida faleceu deixando uma memória de homem probo, trabalhador e austero.

 Antônio Faustino dos Santos

O 4º prefeito de Carapicuíba foi Antônio Faustino dos Santos, eleito pela segunda vez, o que bem demonstra a confiança que o eleitorado nele depositou, em virtude de sua reconhecida honestidade administrativa.
Entre 1977 e 1982, num quatriênio adverso, em pleno regime ditatorial e de oposição a um governo estadual completamente hostil ao povo de Carapicuíba, o fundador da COHAB e dos primórdios organizativos do município, dentro dos parcos recursos disponíveis, competiu avançar mais no arranjo do setor público.
Em sua gestão, desapropriou parte dos terrenos da INCA onde está construído o terminal rodo-ferroviário em frente à estação de trem da cidade.


5º, 6º, 7º e 8º PREFEITOS

Resolvendo candidatar-se ao cargo de Deputado Estadual, Faustino teve que se desincompatibilizar, de acordo com a legislação eleitoral, renunciando em favor do vice-prefeito, Professor Altino da Rocha Mendes, que administrou o município pelo espaço de 4 meses. As forças que apoiavam Luiz Carlos Neves para suceder Faustino exercerm grande pressão sobre o Professor Altino, exigindo que ele empregasse a máquina administrativa a favor do candidato Luiz Carlos Neves.
Aconteceu, porém, que Altino da Rocha Mendes tinha um sobrinho, o senhor Nelson Fabiano Sobrinho, candidato a Deputado e quis se manter neutro na questão sucessória. Espremido por todos os lados, Altino entregou à tarde, na Câmara Municipal, o pedido de renúncia quando o presidente da Edilidade já ali não estava, pois seguira para São Paulo. Em vista da situação, o advogado Celso Valoi, secretário jurídico da Prefeitura assumiu o cargo de prefeito.
O Professor Altino retirou-se da vida pública voltando para sua terra natal.
Edmundo Alves de Oliveira, presidente da Câmara, dispunha de 10 dias de prazo para assumir o cargo, mas resolveu assumir no dia seguinte e cumpriu o mandato até 31 de janeiro de 1982, sendo substituído por Luiz Carlos Alves Neves.

 
Altino de Almeida Rocha

Altino de Almeida Rocha, natural de Itapetininga, (SP), nasceu a 2 de novembro de 1914, tendo por progenitores Antonio da Rocha e Francisca Vieira de Almeida. Formou-se professor primário pela Escola Normal Peixoto Gomide, naquela cidade, em 1940. Em 1950 alcanço o grau de Diretor e depois Delegado de Ensino. Em 1965 fixou residência em Carapicuíba, após haver aposentado e ingressou na prefeitura a convite de Faustino.
Aqui, como em Barueri, ocupou vários cargos e postos administrativos até 14 de maio de 1982, quando substituiu Faustino como vice-prefeito. 






   Edmundo Alves de Oliveira

Edmundo Alves de Oliveira, filho de José Alves de Oliveira e dona Diocina Marcelina de Oliveira, nasceu em Cedro (CE), a 9 de junho de 1938. Foi casado com Omelczuk de Oliveira. Vindo para Carapicuíba em 1956, foi sucessivamente Office-boy, fiscal da prefeitura, vereador 1976, presidente da Câmara 1981, secretário de Obras em 1988. Formou-se em advocacia em 1984 pela faculdade Franciscana de Assis (SP).
Quando Miguel Costa Junior fundou o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) em 26 de janeiro de 1980, sendo seu primeiro presidente, Edmundo Alves de Oliveira assinou a lista de adesão ao novo partido, do qual, em 12 de outubro do mesmo ano, foi o 3º presidente, sucedendo Luiz Carlos Neves, que por sua vez sucedera Miguel Costa Junior, conforme se lê nas atas do PMDB. Edmundo exerceu o cargo de vereador eleito em 1992.


Luiz Carlos Alves Neves

Eleito com 12.500 votos pelo PMDB, Luiz Carlos Alves Neves, que exercera cargos de chefia na Saúde, na Secretaria de Obras e no Mobral, durante a administração de Faustino, que o apoiou como candidato oficial, assumiu a administração em 1º de fevereiro de 1983.
Uma de suas primeiras iniciativas foi reorganizar a máquina administrativa estruturando-a em sete secretarias e quatro departamentos que também foram posteriormente transformados em secretarias, com o acréscimo de duas outras, no total de 13.
Em sua gestão houve o caso das demissões de funcionários, o caso do pagamento das desapropriações, a interminável construção do viaduto só inaugurado às vésperas da eleição, apesar do grande apoio dado pelo governo Montoro. Luiz Carlos Alves Neves construiu o Tancredão.
O vereador Antonio Carlos Cordeiro que antigamente pertencia ao PT e hoje pertence PSOL foi caçado na gestão do ex-prefeito Luiz Carlos Alves Neves.

Milton José Cavalcanti Chagas

Nascido em 24 de outubro de 1938 em Flores (PE) Milton José Cavalcante Chaves iniciou carreira militar aos 16 anos como aprendiz de marinheiro no Recife (PE) galgando o posto de 3º sargento. Estudou medicina formando-se em 1972. NO ano seguinte entrou para a Escola de Saúde do Exército, graduando-se nesse mesmo ano como oficial médico, no ramo de ginecologia e obstetrícia, no Hospital Moncorvo Filho, da Universidade Federal do Rido de Janeiro.
Em 1974 veio para São Paulo, prestando serviço no 39º Batalhão de Inspetoria Motorizada, em Quitaúna (Osasco), que fora criada no ano anterior, 1973, aí fundando o Serviço de Saúde.
Residindo em Osasco, em 1982 elegeu-se vereador de Carapicuíba pelo PDS, transferindo-se para a reserva do Exército.
No ano seguinte, 1983, convidado pelo prefeito Luiz Carlos Alves Neves, abandona o partido que o elegeu e ingressa no PMDB, ocupando o cargo de Secretário da Saúde e Medicina Preventiva, permanecendo até 1988, quando se desincompatibilizou para concorrer às eleições para prefeito, sendo eleito por 35.555 votos, num escrutínio bastante tumultuado, com evacuação do recinto de apurações pela polícia e inúmeras queixas sobre a lisura do pleito. Cumpriu seu mandato de 1989 a 1993.

 Fuad Gabriel Chucre

Eleito em 3 de outubro de 1992, com 36.044 votos, Fuad Gabriel Chucre foi o 10º prefeito de Carapicuíba, coroando uma história de 28 anos com sua eleição. Fuad, como é conhecido, foi prefeito em três mandatos. 2005 - 2008, 2001 – 2004 e 1993 – 1996.
Criou o Parque da Aldeia, o Parque dos Paturis, a Avenida Marginal no KM 21, o calçadão de Carapicuíba.
Fuad teve grande aprovação da população de Carapicuíba em seus três mandatos, teve como vice-prefeito no primeiro mandato o ex-deputado Federal Antonio Cunha Lima.

4 comentários:

Mlailin disse...

Me refiro ao ex-prefeito Faustino

Mlailin disse...

Foi ele o responsável pela emancipação de Carapicuíba? Uma vaia pra ele. Foi ai que começou a nossa desgraça

Unknown disse...

Procuramos uma colega, engenheira quimica formada em 1976, Ana Maria dos Santos, que creio que era filha de Antonio Faustino dos Santos.
Oscar Muller
Oscarmuller@mullermetais.com.br
cel 011996036027

Unknown disse...

Olá boa noite, saudades do prefeito Luiz Carlos Neves, pois na sua gestão. fui campeão da corrida pedestre de Carapicuíba.Sao Lucas ate aldeia ifa e volta com liderança 100%.

Postar um comentário

 
Design by Scooby Doo jogos