domingo, 18 de setembro de 2011

PROFESSORA PRESTINA

A construção da Estação Sorocabana em 1921 pode ser considerada o germe deste novo núcleo habitacional erigido a pouco mais de quatro a cinco quilômetros da Velha Aldeia dos Índios. Iniciada em 13 de 1872, só em 10 de julho de 1875 as obras da Sorocabana foram concluídas. Mas o trem não parava em Carapicuíba que, em 1928, já era distrito policial.
Decorridos alguns anos o Dr. João Zeferino Ferreira Veloso promoveu ação executiva contra Delfino Cerqueira e sua mulher e, em 1936, parte das terras foi arrematada pela Sociedade Terrenos de Osasco Ltda.
Em 1948 Carapicuíba foi elevada à categoria de Paz sendo desanexada de Cotia, ao qual pertencia desde 1856, quando deixou de pertencer ao Município de São Paulo – que ainda reteve parte das terras da atual COHAB.
Por esse tempo, parte de Carapicuíba desde a Rua Duque de Caxias - atual general Teixeira Lott- até a atual Rodovia Raposo Tavares, abrangendo o Corintinha, Vila Dirce e Aldeia estavam encravadas no Município de Cotia. Outra parte ao Sul da Teixeira Lott, juntamente com Barueri, pertencia a Santana de Parnaíba.
Em 1947 Barueri e Carapicuíba tentaram chegar ao governo de Santana de Parnaíba, mas foram derrotados. Inconformados, os políticos apoiados nos deputados estaduais Diógenes Ribeiro de Lima e Antonio Silvio da Cunha Bueno, formaram três comissões para tentar conseguir a emancipação de Barueri.
A comissão de Carapicuíba – a mais importante das três, pois as outras duas pertenciam à sede de Barueri e ao bairro da Cruz Preta – era composta pelos senhores Benedito de Lima Tucunduva, Artur Velozo de Almeida, Mario Pestana, Rachid Antonio, Miguel Antonio, Samuel de Almeida, Salim Gebara, João Soares e Carlos Capriotti e, note-se – uma mulher – a professora Prestina Faria. É interessante frisar que em Barueri outras mulheres participaram dos trabalhos de qualificação dos eleitores que deveriam concorrer ao plebiscito, entre elas, Celina Barletta e Francisca de Almeida Farbo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Scooby Doo jogos