domingo, 18 de setembro de 2011

A ZAGAIA

O Sarabaquê, portanto, é uma série de movimentos ritmados acompanhados por palmas, enquanto cantores, tocadores e dançantes, numa coreografia sui geniris, saúdam, ora em versos de cunho religioso, a Capela e a Cruz, ora em estâncias profanas e improvisadas, de cunho eminentemente popular, os festeiros, moradores, convidados.
A festança demora três dias comemorativos, mas o programa todo é comprido em dez, pois a 24 de abril se inicia a novena que deve prosseguir até 2 de maio, às 20 horas depois do levantamento do mastro, trinta minutos antes. Só então, a partir das 21, todos estarão a postos para a apresentação da esperada dança de Santa Cruz que prosseguirá pela noite a dentro até serem saudadas todas as cruzes postas na frente das casas, em plena madrugada recebida pelo toque da alvorada de 3, data em que será celebrada a missa cantada, às 11, a procissão as 16 e o concorrido leilão apos o desaparecimento do Sol.
No dia 4 de maio prosseguem os folguedos com danças regionais nos mesmos moldes da exibição anterior, acrescentada, porém da dança da Zagaia, final dos divertimentos durante os quais se bebe muita cachaça e cerveja e não se esquece de escolher o casal de festeiros do ano seguinte.
A dança da Zagaia, com a qual se encerra os acontecimentos, na madrugada do dia 5, é a confraternização geral, com muitos agradecimentos, despedidas e promessas de participação nas festas seguintes.
Dançada somente na última roda, e na última noite, a Zagaia é cheia de vida, entusiasta, todos dando vivas, fazendo mesuras e rapapés, músicos e dançarinos pedindo aos presentes que compareçam no próximo ano para festejar novamente o tradicional Sarabaquê.

O DIA SEGUINTE

No dia seguinte, 05 de maio, a vida na Aldeia entra de novo na rotina. É bem verdade que por uma semana ou mais de duas, continuam as fofocas e comentários sobre o que se passou.
Os moradores mais antigos começam a dizer que a festa, pouco a pouco está ficando descaracterizada. A própria Aldeia já não é mais a mesma! Hoje, quem vem aqui só procura diversão, esquecem-se do lado religioso da festa que é o mais importante.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Scooby Doo jogos